Fernando Alonso diz que não compreende a razão pela qual os comissários desportivos esperaram pelo final da corrida para emitir a sua segunda penalização do dia em Jeddah.
O piloto espanhol cruzou a linha de meta no terceiro posto apesar de ter sido forçado a cumprir uma penalização de cinco segundos por ter alinhado o seu carro incorretamente na grelha.
No entanto, segundo os comissários desportivos, os mecânicos da Aston Martin tocaram no carro do bicampeão do mundo antes dos cinco segundos se esgotarem, o que motivou uma nova sanção de 10 segundos que viria a ser atribuída apenas após a cerimónia do pódio.
“Se me dissessem que tinha uma penalização de 10 segundos, eu teria atacado mais”, disse Alonso. “Foi uma corrida de gestão.”
“Fui ao pódio, tirei as fotografias, recebi o troféu e agora parece que tenho três pontos a menos. Não é muito doloroso, para ser honesto.”
“Penso que se trata mais da pobre atuação da FIA hoje. Não podes aplicar uma penalização 35 voltas após a paragem nas boxes.”
“Eles tiveram tempo suficiente para informar sobre a penalização, porque talvez eu conseguisse abrir 11 segundos para o carro atrás. Hoje, não demos um bom espetáculo para os nossos fãs.”
“Sei que a equipa está agora a tentar rever a penalização com os comissários, porque não a compreendemos bem. Eu importo-me, mas não me importo assim tanto porque celebrei e agora tenho três pontos a menos. Vamos tentar recuperar na Austrália.”
Tem que perguntar pro toto