Valtteri Bottas alcançou a 14ª pole position da carreira e a terceira em 2020 ao levar a melhor sobre o seu colega de equipa na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Eifel.
O piloto finlandês, que tinha liderado a única sessão de treinos livres disputada em Nürburgring, rodou em 1:25.269s para superar Lewis Hamilton e garantir a pole position para a corrida que marca o regresso do traçado alemão ao calendário da Fórmula 1.
Max Verstappen chegou a ocupar a primeira posição após a primeira tentativa mas caiu para trás da dupla de pilotos da Mercedes, terminando em terceiro e a menos de três décimos de segundo de Bottas.
Charles Leclerc igualou o seu melhor resultado em qualificação da temporada ao colocar o Ferrari no quarto posto, diante do Red Bull de Alex Albon.
Separados por 19 milésimos de segundo, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon serão, respetivamente, sexto e sétimo na grelha com os carros da Renault.
Lando Norris levou o McLaren à oitava posição, enquanto o Racing Point de Sergio Pérez e o outro MCL35 de Carlos Sainz fecharam os dez primeiros.
O Ferrari de Sebastian Vettel, os AlphaTauri de Pierre Gasly e Daniil Kvyat, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o Haas de Kevin Magnussen ficaram pelo caminho no Q2.
Nico Hulkenberg regressou à Fórmula 1 para substituir Lance Stroll e não escapou à última posição na grelha de partida após não ter realizado a sessão de treinos livres desta manhã.
O Haas de Romain Grosjean, os Williams de George Russel e Nicholas Latifi e o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen também ficaram de fora na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Eifel