Depois de não ter conseguido transformar a pole position em vitória no Brasil, Valtteri Bottas estava determinado em regressar ao lugar mais alto do pódio em Abu Dhabi.
Ao contrário do que aconteceu em Interlagos, Bottas não se deixou ultrapassar quando as luzes se apagaram em Yas Marina e só perdeu a liderença por breves momentos, quando foi o primeiro dos pilotos da frente a parar nas boxes
“É uma vitória mesmo muito importante para mim depois de um início de segunda metade da temporada difícil”, disse o finlandês. “Tenho trabalhado muito em todos os problemas e estou cada vez melhor. Não podia terminar a temporada de forma mais feliz.”
“Parabéns ao Lewis pelo título e parabéns ao Vettel pelo segundo lugar no campeonato. Fui terceiro este ano e espero fazer melhor em 2018.”
Bottas chegou à sua terceira vitória na Fórmula 1 após uma intensa pressão de Hamilton que durou praticamente 55 voltas. Durante a maior parte da corrida a diferença entre os dois não superou os dois segundos e só nas últimas voltas Bottas conseguiu aumentar a vantagem para quase quatro segundos.
“Estava a controlar o ritmo e consequentemente a corrida”, acrescentou Bottas. “Foi muito bom sentir isso.”
“Bloqueei um pouco a travagem quando estava a dobrar um dos carros mas tirando isso não houve qualquer problema. Nas últimas cinco voltas consegui rodar um pouco mais rápido e construir uma vantagem, por isso estou muito satisfeito.”
Ainda que o resultado não tenha sido suficiente para evitar que Vettel chegasse ao vicecampeonato, Bottas termina o seu primeiro ano na Mercedes com 305 pontos – face aos 317 do piloto da Ferrari e aos 363 de Hamilton.
“Nós finlandeses não mostramos muitas emoções, mas não significa que não as tenhamos”, disse. “Estou muito feliz por ter o apoio da minha família e talvez não o demonstre muito, mas sinto-me bem.”
“Senti-me mais relaxado do que em São Paulo e de certa forma senti que tudo estava sob controlo durante o fim de semana. Não tinha nada a perder e penso que isso me relaxou a mente. Preciso de me sentir assim em todas as corridas no próximo ano.”