Os programas dos Grandes Prémios dos Estados Unidos e do Japão foram ajustados pela Fórmula 1 para que as equipas possam testar os pneus de 2023 da Pirelli.
A versão protótipo do pneu que a Pirelli está a desenvolver para o próximo ano será testada pelas equipas durante as segundas sessões de treinos livres no Circuito das Américas e em Suzuka.
Com o intuito de não comprometer o trabalho de preparação das equipas para os respetivos Grandes Prémios, a Fórmula 1 aumentou a duração dessas sessões de 60 para 90 minutos.
Caso uma dessas sessões seja condicionada pela chuva, o segundo treino livre do Grande Prémio do México será utilizado como opção de recurso.
Mario Isola, diretor da Pirelli Motorsport, considera que esta será uma solução benéfica para todas as partes envolvidas, mas reconhece que não foi fácil chegar a um consenso relativamente ao planeamento das sessões.
“O segundo treino livre será de 90 minutos, portanto temos um pouco mais de flexibilidade”, disse Isola. “Em termos de rodagem, será um segundo treino livre muito semelhante para eles. Penso que é uma boa solução, Obviamente, é a primeira vez, pelo que precisamos de verificar se funciona ou não.”
“É complicado, porque sempre que encontras uma solução, encontras também problemas na solução. Utilizar o segundo treino livre é uma boa ideia: não obrigas as equipas a deslocarem-se para um local diferente nem a permanecerem mais tempo no circuito.”
“Mas depois o carro é o mesmo que eles vão usar durante o resto do fim de semana, com o mesmo motor, pelo que a quilometragem é um problema. Sempre que temos uma ideia, é preciso discuti-la durante semanas para encontrar uma solução final que funcione.”