A introdução de uma corrida sprint de qualificação em três Grandes Prémios da temporada de 2021 foi esta segunda-feira aprovada pela Fórmula 1.
O formato, que deverá ser posto em prática nas corridas de Silverstone, Monza e Interlagos, recebeu luz verde na reunião da Comissão da Fórmula 1 após as equipas se terem mostrado satisfeitas com as condições apresentadas pelos gestores do campeonato.
Nestes três eventos, os resultados de uma corrida sprint de 100 quilómetros que se realizará no sábado definirão a grelha de partida para o Grande Prémio de domingo.
Com o novo formato, a habitual sessão de qualificação acontecerá na tarde de sexta-feira e estabelecerá a grelha para a corrida sprint de sábado.
Foi ainda confirmada a atribuição de pontos aos três primeiros classificados da corrida sprint de qualificação – três para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro.
“Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade que trará aos nossos fãs um fim-de-semana de corrida ainda mais envolvente em 2021”, disse Stefano Domenicali, diretor executivo da Fórmula 1. “Ver os pilotos a lutar durante três dias será uma experiência incrível e tenho a certeza de que eles vão gostar.”
“Estou muito satisfeito por todas as equipas terem apoiado este plano, é uma prova dos nossos esforços em união no sentido de envolver os nossos adeptos de novas formas, assegurando ao mesmo tempo que continuámos empenhados na herança e na meritocracia do nosso desporto.”