A Haas planeia alterar o conceito do seu monolugar através de um pacote de evoluções agendado para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
O construtor norte-americano tornar-se-á o último a adotar um design mais convencional ao nível dos sidepods, abandonando o conceito ‘in-wash’ para seguir o ‘downwash’ que se tem revelado eficaz no monolugar da Red Bull.
Esta alteração surgirá integrada na significativa evolução planeada pela Haas para a ronda de Austin e visa colocar a equipa no rumo certo para a temporada de 2024.
“O conceito do carro vai mudar, vai seguir essa direção”, disse Guenther Steiner, diretor de equipa da Haas. “Sabemos que estamos limitados com o chassis e algumas outras coisas, mas vamos tentar seguir o efeito downwash que todos os outros têm.”
“Sabemos a direção para o próximo ano. Não tínhamos a certeza se deveríamos fazer isso este ano ou não, mas no próximo ano seguiremos totalmente nessa direção.”
Steiner revelou que a decisão de alterar o conceito do carro foi tomada durante o mês de Julho e motivada pelo facto de a equipa ter sentido que tinha extraído todo o desempenho do seu pacote atual.
A formação de Gene Haas pontuou pela última vez no Grande Prémio de Miami, tendo desde então enfrentado dificuldades ao nível do ritmo de corrida com o VF-23.
“Esse era o nosso maior problema com o conceito que temos agora: não conseguíamos encontrar mais desempenho”, acrescentou. “Desenvolvemos durante todo o ano e já não havia nada.”
“A dada altura, precisas de decidir: ‘Precisamos de fazer algo diferente, não podemos continuar a bater com a cabeça na parede’. A McLaren mudou o sistema desta forma e encontrou algo. A dada altura é preciso dizer: ‘Temos de mudar de conceito, temos de enfrentar a realidade’.”
“Vamos ser sempre cautelosos e não temos certezas porque o nosso tempo de desenvolvimento não foi longo, mas é preciso correr riscos. Olhando para 2024, vale a pena arriscar e não manter isso no túnel de vento. Vamos descobrir o que isso nos dá e estaremos num lugar melhor no próximo ano.”