A incerteza quanto ao futuro de Esteban Ocon na Fórmula 1 levou a que Lewis Hamilton descrevesse o francês como um “piloto de topo” e criticasse as equipas que optam pelo dinheiro ao invés dos jovens talentos, enquanto Sebastian Vettel lembrou que o ainda piloto da Racing Point Force India tem o dom de colocar o carro em posições às quais não pertence.
Ocon, que é apoiado pela Mercedes, brilhou numa qualificação para o Grande Prémio da Bélgica marcada pela chuva ao colocar o VJM11 na terceira posição da grelha de partida.
O francês poderá ser substituído por Lance Stroll já este ano e está, por isso, à procura de um lugar na Fórmula 1.
Quando questionado sobre a situação de Ocon, Hamilton disse: “Sempre fui um apoiante do Esteban. A forma como ele se comporta em pista é excecional.”
“Infelizmente a Fórmula 1 é um lugar estranho, onde algumas equipas escolhem o dinheiro em vez dos jovens talentos.”
“Isso significa que a estrutura do desporto está provavelmente errada ao nível da distribuição de fundos.”
“Não li nada sobre contratos ou lugares disponíveis, mas ele tem de estar num carro topo porque é um piloto de topo. Não se pode deixar alguém que tenha mais dinheiro se sobreponha a um melhor piloto.”
Em declarações semelhantes, Sebastian Vettel também sublinhou o trabalho de Ocon e espera que alguma equipa esteja atenta ao potencial do piloto de 22 anos.
“Penso que é muito bom ele ter feito esta qualificação e colocado o carro em terceiro, onde não pertence”, disse Vettel. “Isso diz tudo.”
“Seja qual for o nome do carro que ele está a guiar agora, não pertence ao terceiro lugar e ele conseguiu fazê-lo, por isso fez um trabalho e isso deve ser tido em consideração para que alguém o contrate para 2019.”