Lewis Hamilton espera que os fãs que estiveram presentes no circuito de Spa-Francorchamps sejam reembolsados pela Fórmula 1 na sequência da “má decisão” de realizar duas voltas atrás do Safety Car para gerar uma classificação.
A chuva torrencial que se fez sentir ao longo de todo o dia na região do traçado belga atrasou o início da corrida e motivou um período de bandeira vermelha de quase três horas.
Depois das 18h00 locais, o pelotão efetuou duas voltas atrás do Safety Car que permitiram à Fórmula 1 oficializar o Grande Prémio da Bélgica e distribuir metade dos pontos, situação contestada por Hamilton, que lembrou o esforço levado a cabo pelos fãs presentes no circuito.
“Em primeiro lugar, lamento muito pelos fãs hoje”, disse Hamilton. “Obviamente, não é culpa de ninguém, mas os fãs foram incríveis hoje, ficando connosco este tempotodo e resistindo para uma potencial corrida.”
“O dinheiro fala mais alto. Eles [direção de corrida] sabiam que a pista não estava melhor, foi apenas para fazer duas voltas atrás do Safety Car, que é o requisito mínimo.”
“Espero mesmo que os fãs recebam o seu dinheiro de volta hoje. Eles ficaram à chuva, ainda tinham energia e ainda criaram uma atmosfera.”
“Hoje não foi uma corrida. Haverá discussões, os diretores de equipa acabaram de ter uma reunião agora mesmo. Penso que o desporto fez uma má escolha hoje. Há um mínimo de duas voltas a fazer para que seja uma corrida. Foi essa a razão pela qual nos enviaram para a pista.”
De acordo com o heptacampeão do mundo, a chuva que caiu de forma interrupta desde o início da tarde criou condições “desastrosas” ao nível da visibilidade e da aderência.
“Adoro correr à chuva, mas hoje foi qualquer coisa”, afirmou. “Não se conseguia mesmo ver o carro à frente. Havia aquaplanagem. Infelizmente, a pista estava um desastre.”
“Não conseguias ver cinco metros à tua frente, o carro desaparecia, por isso era muito difícil saber onde estava aquela luz traseira nas retas. Nem sequer podias ir a fundo porque não sabias em que zona da pista o carro estaria.”
“É uma pena porque, claro, queria correr e penso que poderia ter sido uma boa corrida caso não tivesse chovido tanto.”