Esteban Ocon referiu que o incidente em que evitou por pouco as pessoas que bloqueavam a entrada da via das boxes na última volta da corrida podia ter tido consequências “muito graves”.
O piloto francês completou toda a corrida com os pneus duros e dirigiu-se às boxes na última volta para realizar a paragem obrigatória para um composto diferente.
No entanto, quando entrava na via das boxes, Ocon foi surpreendido pela presença de diversos membros da Federação Internacional do Automóvel encarregados de preparar os procedimentos pós-corrida.
O incidente será alvo de investigação pelos comissários desportivos do Grande Prémio do Azerbaijão.
“Não percebo porque é que estão a começar a preparar o pódio e a cerimónia quando ainda estamos a correr”, disse Ocon. “Falta uma volta para o fim, ainda há pilotos que não foram às boxes.
“Estou a chegar a 300 km/h, a travar muito tarde e vejo as barreiras e pessoas à volta. É de loucos. Podia ter sido muito, muito grave. É definitivamente algo que precisa de ser discutido.”
“Tive de abrandar. Não gostaria de estar ali no meio com a velocidade a que chegamos. Especialmente tão perto da linha. Se eu falhar o ponto de travagem, é um grande desastre. Foi um momento de loucos.”
The onboard footage from Esteban Ocon’s near miss in the pitlane 😳 pic.twitter.com/OqyKq79nFj
— ESPN F1 (@ESPNF1) April 30, 2023