Carlos Sainz alcançou a sua primeira vitória na Fórmula 1 numa corrida que começou de forma atribulada e terminou com batalhas eletrizantes em Silverstone.
O Grande Prémio foi interrompido ainda no decorrer da primeira volta na sequência de um arrepiante incidente que envolveu Zhou Guanyu, George Russell, Esteban Ocon, Alex Albon e Yuki Tsunoda.
O chinês capotou o seu monolugar em plena reta da meta e ficou imobilizado entre a barreira de pneus e a rede de proteção. Apesar do aparato, a Alfa Romeo confirmou que o seu piloto escapou ileso ao incidente.
No reinício de corrida, e ao contrário do que tinha acontecido na partida original, Sainz susteve o ataque do Red Bull de Verstappen e manteve a liderança da prova.
À 10ª volta, no entanto, o piloto espanhol cometeu um erro à saída da sequência de curvas Maggots & Becketts que o fez perder a posição para o neerlandês.
Duas voltas depois, a liderança da corrida acabaria por mudar novamente de mãos, uma vez que o aparecimento de um problema no RB18 de Verstappen levou o líder do campeonato a parar nas boxes prematuramente.
Pressionado pelo outro Ferrari de Leclerc, Sainz cedeu o primeiro posto ao monegasco ao entrar nas boxes na 20ª volta da corrida.
Embora tenha recuperado a posição quando o seu colega de equipa efetuou a sua troca de pneus, Sainz recebeu ordens para abrir caminho a um mais rápido Leclerc, que iniciou assim a perseguição ao Mercedes de Lewis Hamilton, que herdou a liderança ao prolongar o seu stint com o composto médio da Pirelli.
O heptacampeão do mundo dirigiu-se às boxes para colocar pneus duros na 34ª volta e regressou à pista em terceiro, atrás da dupla de pilotos da Ferrari.
Na 40ª volta da corrida, um período de Safety Car causado por um problema no Alpine de Esteban Ocon permitiu que Sainz, Hamilton e Pérez parassem para colocar pneus macios nos seus monolugares e mantivessem as respetivas posições.
Leclerc, que se manteve em pista com pneus duros, foi presa fácil para Sainz no reinício e viu o espanhol isolar-se na frente para garantir a vitória em Silverstone.
Atrás de Sainz, Leclerc, Hamilton e Pérez protagonizaram uma espetacular batalha pelo segundo posto que culminou com vantagem para o mexicano da Red Bull.
Leclerc viria ainda a perder o lugar mais baixo do pódio para Hamilton, que repetiu assim a terceira posição que tinha assegurado no Grande Prémio do Canadá.
Fernando Alonso levou a melhor sobre Lando Norris na batalha pelo topo do segundo pelotão para cruzar a linha de meta na quinta posição, enquanto Max Verstappen não foi além do sétimo posto com um carro danificado.
Mick Schumacher amealhou os seus primeiros pontos da carreira ao ser oitavo, diante do compatriota e aniversariante Sebastian Vettel.
O último lugar pontuável ficou para o Haas de Kevin Magnussen.
Classificação do Grande Prémio da Grã-Bretanha