O russo Robert Shwartzman terá sido o piloto mais rápido no primeiro dia de testes da Ferrari com o SF71H de 2018 em Fiorano.
Campeão da Fórmula 3 em 2019 e quarto classificado na Fórmula 2 em 2020, Shwartzman partilhou hoje o volante do carro da Ferrari com Marcus Armstrong e Giuliano Alesi na pista privada da equipa.
Este foi o terceiro teste de Shwartzman com um monolugar de Fórmula 1, após ter rodado com o mesmo SF71H em Fiorano e com o SF1000 de 2020 em Abu Dhabi no final do ano passado.
De acordo com a versão italiana do Motorsport.com, o piloto de 22 anos foi o último a entrar no carro e completou cerca de 50 voltas, ao passo que Armstrong e Alesi acumularam menos quilómetros e terão realizado pouco mais do que uma dúzia de voltas devido às condições húmidas que marcaram o início do dia.
Embora os tempos efetuados pelos pilotos não sejam publicamente divulgados por se tratar de uma sessão privada, a mesma fonte afirma que Shwartzman terá sido cerca de meio segundo mais rápido face ao tempo que tinha estabelecido no teste que realizou em Setembro de 2020.
“Conduzir um Ferrari de Fórmula 1 é sempre um privilégio e devo admitir que estava a começar a sentir falta desta sensação”, disse Shwartzman. “Hoje, juntamente com a equipa, trabalhamos num programa destinado a melhorar a minha capacidade de dar feedback aos engenheiros e espero ter feito um bom trabalho.”
“Quanto a mim, esta foi a melhor forma possível de voltar ao volante no novo ano. Senti-me confortável no carro e com a equipa, já que nem sequer passou um mês desde a última vez. A sensação foi boa em todas as voltas que fiz.”
“Agora é altura de me concentrar na temporada da Fórmula 2 com a Prema, mas espero ter outra oportunidade para me sentar num Ferrari o mais rápido possível.”