Esteban Ocon afirma ter-se divertido “imenso” no seu “incrível” primeiro contacto com o mundo dos ralis em Monte Carlo.
O francês, que fará parte do alinhamento de pilotos da Alpine na temporada em que a marca se associará pela primeira vez à Fórmula 1, percorreu na passada quinta-feira as duas primeiras classificativas do Rali de Monte Carlo antes da passagem das estrelas do WRC.
“Sou um fã de desporto motorizado no geral, por isso sempre acompanhei de perto os ralis”, disse Ocon, que esteve ao volante de um A110S ao longo do dia. “Também tenho a oportunidade de treinar com pilotos de ralis como o Pierre-Louis Loubet e o Sébastien Ogier, pelo que obviamente falamos sobre isso entre nós.”
“Foi muito divertido, incrível. Gostei muito do tempo que passei naquelas estradas. Primeira experiência nos ralis e não foi o local mais fácil para começar.”
“Mas sim, diverti-me imenso. Sentia-me cada vez mais confortável ao passar naquelas estradas. Há sempre muitas partes traiçoeiras, muitas mudanças de aderência e tudo isso, portanto é muito diferente daquilo a que estou habituado.”
“Também precisas de ouvir o co-piloto, o que não é uma coisa fácil. Quando estás focado numa curva, já estás a ouvir o que vem a seguir.”
Questionado sobre a sua opinião em relação aos pilotos que competem regularmente no campeonato, Ocon respondeu: “Heróis! O que mais posso dizer?”
“Eu já via sempre os onboards depois dos eventos. E parece rápido, parece bem controlado quando vês o Ogier e a forma como eles cortam as curvas.”
“Mas quando conduzes na realidade, parece muito mais estreito e muito mais difícil. Posso dizer que é muito complicado. Honestamente, tiro-lhes o chapéu.”