• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Sexta-feira, Outubro 31, 2025
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

O que precisa de saber sobre o procedimento de qualificação para a Indy500

João Cambão João Cambão
19/05/2017
O que precisa de saber sobre o procedimento de qualificação para a Indy500
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Um guia para principiantes sobre o procedimento de qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis, que este ano conta com a participação do Bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso. 

1. A qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis realiza-se no fim-de-semana imediatamente anterior ao da corrida, neste caso, dias 20 e 21 de Maio. A ordem com que os pilotos realizam as suas tentativas de qualificação é determinada por sorteio na Sexta-feira (19 de Maio).

2. Todos os carros têm de passar por um processo de inspeção. De seguida, recebem uma ‘etiqueta’ que os autoriza a participar na qualificação. Todos os carros têm de estar em linha 30 minutos antes do início da sessão. Cada carro recebe uma ‘Tentativa Garantida’ (Guaranteed Attempt) no Sábado, ‘tentativa’ essa que consiste em 4 voltas cronometradas. A ordem resultante dessa ‘Tentativa Garantida’ determina em que grupo são colocados os carros (Grupo 1 ou Grupo 2) para Domingo.

3. Quando os carros estiveram todos em fila, as equipas só podem ajustar os ângulos das asas dianteiras e traseiras, e pressões dos pneus. A estrutura principal da asa traseira deve permanecer no carro durante o resto do evento assim que o carro se qualificar.

4. O início da tentativa de qualificação é sinalizada através de uma bandeira verde assim que o carro terminar a sua última volta de aquecimento (podem realizar duas no máximo). Uma bandeira amarela significa que o piloto abortou a sua tentativa de qualificação. Quando a tentativa de qualificação termina, o piloto seguinte é instruído a deixar o ‘pit lane’.

5. Assim que todos os pilotos terminarem a sua ‘Tentativa Garantida’, a fila de carros é ‘dividida’. Os pilotos podem realizar múltiplas tentativas de seguida, invalidando ou não o tempo alcançado na tentativa anterior. No entanto, os pilotos que decidirem invalidar o seu tempo anterior tem prioridade, e juntam-se à Fila 1. Os que não invalidarem os seus tempos vão para a Fila 2, e só podem entrar em pista quando a Fila 1 estiver vazia.

6. Os carros que ficarem com os 9 melhores tempos no Sábado são colocados num grupo chamado ‘Fast 9’ para Domingo. Estes têm a garantia de que vão começar as 500 Milhas de Indianápolis nas 3 primeiras linhas da grelha. Os restantes carros vão para o Grupo 1. Todos os tempos marcados no Sábado são então apagados.

7. Uma última chance de qualificação é oferecida, no Domingo, aos pilotos que não conseguiram completar a sua ‘Tentativa Garantida’ no Sábado devido a problemas mecânicos ou acidentes, e que foram impedidos de realizar uma segunda tentativa.

8. Estes carros vão entrar em pista numa ordem sorteada aleatoriamente e podem ‘empurrar’ para fora da corrida os pilotos mais lentos do dia anterior. Independentemente da velocidade, vão começar a corrida na cauda do pelotão, atrás de todos os carros que se qualificaram no Sábado. Os carros que foram ‘empurrados’ para fora da corrida são autorizados a tentarem qualificar-se novamente para a corrida.

9. Os carros no Grupo 1 entram em pista na ordem inversa à que se qualificaram, com 33º a entrar primeiro e o 10º a entrar em último. Os carros têm de estar em fila 30 minutos antes do início da sessão. A ordem resultante da sessão determina as posições que vão desde o 10º ao 33º lugar na grelha.

10. Os carros no grupo chamado ‘Fast 9’ entram em pista para determinar os primeiros 9 lugares da grelha, com o piloto que se qualificou em 9º no dia anterior a realizar a sua sessão primeiro e o mais rápido a ser o último a participar. Os carros têm de estar em fila 45 minutos antes do início da sessão. Qualquer carro que não complete as 4 voltas de qualificação cai para a cauda do grupo e, neste caso, os tempos de Sábado são usados como resultados oficiais da qualificação.

Temas: Fernando AlonsoIndy500Indycar
Notícia Anterior

Haas apresenta nova decoração do VF-17

Próxima Notícia

Alonso garante lugar na segunda linha em Indianápolis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Red Bull adia decisão sobre o alinhamento de pilotos para 2026
Fórmula 1

Red Bull adia decisão sobre o alinhamento de pilotos para 2026

30/10/2025

Laurent Mekies, diretor de equipa da Red Bull, confirmou que a formação decidiu adiar a escolha do seu segundo piloto...

Ler maisDetails
Rovanperä testa carro de Fórmula 2 em preparação para a transição para os monolugares

Rovanperä testa carro de Fórmula 2 em preparação para a transição para os monolugares

28/10/2025
Equipas cumprem o limite orçamental de 2024 e Aston Martin evita penalização por infração “muito ligeira”

Equipas cumprem o limite orçamental de 2024 e Aston Martin evita penalização por infração “muito ligeira”

28/10/2025
Bearman: “Foi um trabalho perfeito. Terminámos em quarto por mérito próprio”

Bearman: “Foi um trabalho perfeito. Terminámos em quarto por mérito próprio”

27/10/2025
Verstappen: “O terceiro lugar foi muito bom num fim de semana difícil, mas precisamos de ser mais rápidos”

Verstappen: “O terceiro lugar foi muito bom num fim de semana difícil, mas precisamos de ser mais rápidos”

27/10/2025
Leclerc: “Odiei cada metro daquela primeira curva”

Leclerc: “Odiei cada metro daquela primeira curva”

27/10/2025

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.