Charles Leclerc assumiu a liderança do Grande Prémio dos Estados Unidos na primeira curva e controlou as restantes 55 voltas da corrida para chegar à sua terceira vitória do ano. Carlos Sainz levou o outro Ferrari ao segundo posto num dia perfeito para a Scuderia em Austin.
Lando Norris saiu da pole position e até teve um arranque mais bem conseguido do que Max Verstappen, mas foi desafiado pelo neerlandês na abordagem à primeira curva e forçado a alargar a trajetória, o que abriu caminho para que Leclerc ascendesse à liderança depois de ter partido do quarto posto.
Verstappen emergiu da primeira curva no segundo lugar e diante de Norris, mas não foi capaz de importunar Leclerc – nem mesmo no reinício de corrida que sucedeu o período de Safety Car causado por uma saída de pista de Lewis Hamilton na segunda volta.
Leclerc, Verstappen, Sainz e Norris seguiram nesta ordem até à 21ª volta da corrida, quando o espanhol da Ferrari foi o primeiro a realizar a sua passagem pelas boxes.
Efetuando a sua troca para os pneus duros quatro voltas após Sainz, Verstappen regressou à pista atrás do piloto da Ferrari, que consumou assim o ‘undercut’ ao líder do campeonato.
Seguiram-se as paragens de Leclerc, que se manteve à frente do seu colega de equipa, e de Norris, que viria a sair da via das boxes em quinto e cerca de seis segundos atrás de Verstappen.
Na frente da corrida, a segunda metade do Grande Prémio acabou por não ter história, com Leclerc a gerir a sua vantagem e Sainz a preservar o segundo posto para confirmar a dobradinha da equipa de Maranello.
Atrás dos dois pilotos da Scuderia, Norris e Verstappen travaram uma intensa batalha pelo lugar mais baixo do pódio.
O britânico da McLaren foi reduzindo de forma progressiva a sua desvantagem para o neerlandês e ultrapassou-o com uma manobra controversa por fora na Curva 12.
McLaren e Red Bull assumiram posições obviamente distintas em relação ao incidente, mas os comissários desportivos atribuíram a Norris uma sanção de cinco segundos por ter saído de pista e ganho vantagem.
Assim, embora tenha sido o terceiro a ver a bandeirada de xadrez, Norris caiu para trás de Verstappen e fechou a corrida no quarto lugar.
O outro McLaren de Oscar Piastri completou os cinco primeiros, enquanto George Russell esteve em bom plano e recuperou até sexto após ter arrancado da via das boxes.
Sergio Pérez foi o sétimo classificado aos comandos da Red Bull e Nico Hulkenberg voltou a somar importantes pontos para a Haas ao terminar em oitavo.
Os rookies Liam Lawson e Franco Colapinto estiveram em destaque e encerraram os lugares pontuáveis.
Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos







![[FOTOS] Roadshow de Colapinto reuniu centenas de milhares de pessoas em Buenos Aires](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/04/2704FrancoRoadshow-2-120x86.jpg)