Lando Norris cofundou uma equipa para as categorias de promoção e lançou um programa de apoio a jovens pilotos. A LN4 Fusion tem já garantida a participação na Fórmula 3 em 2027 e candidatou-se a um lugar na grelha da Fórmula 2.
O campeão do mundo em título anunciou esta quarta-feira a criação da LN4 Fusion, um projeto que nasce com a ambição de competir ao mais alto nível nas categorias de promoção à Fórmula 1.
A estrutura conta com o apoio de um grupo de investimento liderado por Dan Richards e adquiriu determinados ativos da AIX Racing, que detém uma licença para competir na Fórmula 3 até ao final de 2027.
René Rosin, ex-diretor-geral da Prema Racing, será o diretor de equipa. A LN4 Fusion terá ainda programas na Fórmula Regional Europeia e na Fórmula 4 Italiana em 2027, estando a trabalhar para garantir uma presença na Fórmula 4 Britânica.
Para além da equipa, Norris lançou o LN4 Legacy Programme, um programa de desenvolvimento de jovens pilotos liderado por Julian Rouse, ex-diretor desportivo da Alpine, que visa “remover as barreiras financeiras e oferecer aos pilotos acesso ao mesmo nível de coaching, mentoria, performance e apoio” que ajudaram a definir a própria carreira de Norris.
“É preciso ter as pessoas certas à nossa volta, o apoio certo e as oportunidades certas no momento certo”, disse Norris.
“É disso que estes dois projetos tratam. A LN4 Fusion pretende construir uma equipa capaz de competir com os melhores no desporto motorizado de formação, com grandes profissionais e um excelente ambiente para os pilotos evoluírem. O LN4 Legacy Programme pretende ajudar jovens pilotos talentosos a terem oportunidades que, de outra forma, poderiam não ter.”
“Para mim, os dois projetos complementam-se naturalmente. Quero ajudar a criar oportunidades para a próxima geração, tanto dentro como fora da pista, e espero conseguir fazer uma diferença real para os jovens pilotos que estão a chegar ao desporto.”
Os planos de Norris receberam o apoio de Stefano Domenicali, diretor executivo da Fórmula 1, que destacou a importância das categorias de promoção para o futuro da modalidade.
“Ver o Lando Norris envolvido neste novo projeto é uma demonstração incrível da importância que a pirâmide da Fórmula 3 e da Fórmula 2 tem para o futuro da Fórmula 1”, afirmou Domenicali.
“Através do investimento e da experiência do Lando, podemos construir um futuro, com novos pilotos, engenheiros, mecânicos e uma tradição que será seguida pelos apaixonados pelo desporto motorizado.”






