Charles Leclerc e Lewis Hamilton colocaram a Ferrari no topo da tabela de tempos na sessão de abertura do Grande Prémio de Itália.
Os dois pilotos da Scuderia estabeleceram os seus melhores tempos com pneus médios e ficaram separados por 0,173 segundos, com vantagem para o monegasco.
George Russell terminou no terceiro posto com o Mercedes, diante do Red Bull de Liam Lawson, que voltou a substituir o lesionado Isack Hadjar.
Max Verstappen foi uma das ausências da sessão, com o rookie Ayumu Iwasa a assumir o seu Red Bull e a terminar na 17.ª posição.
O líder do campeonato, Andrea Kimi Antonelli, iniciou o fim de semana no quinto lugar, à frente do McLaren de Lando Norris.
Arvid Lindblad foi o sétimo classificado, enquanto Gabriel Bortoleto colocou o Audi na oitava posição.
Franco Colapinto e o outro Alpine, conduzido por Paul Aron, que substituiu Pierre Gasly nesta sessão, completaram o top 10.






