Fórmula 1

10 vezes em que a Fórmula 1 encontrou a neve

Apesar de nunca ter nevado no decorrer de um Grande Prémio, a neve e a Fórmula 1 não representam uma conjugação assim tão rara. Desde a década de 1970 até 2016, são vários os exemplos de equipas e pilotos que se aventuraram em alguns dos locais mais frios do planeta.

Ronnie Peterson no BRDC International Trophy

No ano de 1973, Ronnie Peterson levou o seu Lotus T72 ao BRDC International Trophy, um evento que não fazia parte do campeonato e que contou, nesse ano, com a presença da neve. O sueco terminou na segunda posição e a prova foi ganha por Jackie Stewart. Nomes como Emerson Fittipaldi, Carlos Pace, Mike Hailwood, Clay Ragazonni ou Niki Lauda também estavam entre os participantes desta complicada corrida.

Arrows FA/1 é apresentado em Silverstone

No dia 20 de Janeiro de 1978, era lançado o Arrows FA/1 num Circuito de Silverstone coberto de neve.

Mika Hakkinen 

A 17 de Abril de 2000, Mika Hakkinen proporcionava a Erja Hakkinen, a sua mulher, a oportunidade de experimentar as sensações de um Fórmula 1 na neve da Finlândia com um bilugar da McLaren, o MP4-98T.

Testes de pré-temporada interrompidos em Silverstone

Em Fevereiro de 2005, a neve cobria o traçado de Silverstone e condicionava os testes de pré-temporada da Renault. Ainda assim, a equipa aproveitou para treinar as paragens nas boxes e colocou à prova o chassis do R25, que seguiria viagem para Melbourne uns dias depois.

Nick Heidfeld com a BMW-Sauber na Suiça

No dia 4 de Fevereiro de 2007, a BMW-Sauber realizava uma demonstração num lago gelado da Suiça, com Nick Heidfeld ao volante do F1.07.

Renault F1 Show no Dubai

Em Abril de 2009, a Renault organizava uma demonstração numa estância de Ski no Dubai. Nelson Piquet Jr foi quem esteve ao volante do Renault R28.

Toro Rosso assinala regresso do Grande Prémio do Canadá na neve do Quebec

Em 2010, Sébastien Buemi, na altura piloto da Toro Rosso, levou o STR1 com motor V10 às águas geladas a norte do Quebec para assinalar o regresso do Grande Prémio do Canadá. Para a ocasião, o monolugar foi equipado com um conjunto de pneus de neve da Bridgestone com 420 pregos nos pneus dianteiros e 588 nos traseiros, cada um deles incorporado numa caixa de alumínio.

Ferrari apresenta F2012 na neve em Maranello


Em 2012, Fernando Alonso e Felipe Massa não puderam cumprir as habituais voltas de estreia do monolugar no Circuito de Fiorano, já que a apresentação do F2012 foi condicionada pela neve que caiu durante a semana em Maranello.

Max Verstappen dá espetáculo a 1600 metros de altitude

Em Janeiro do ano passado, Max Verstappen esteve na Áustria para uma espetacular demonstração na estância de Ski de Hahnenkamm. O holandês conduziu um Red Bull RB7 com uma altura ao solo mais elevada do que o habitual e com uns pneus da Pirelli equipados com correntes de neve.

Ferrari leva Fisichella aos Alpes

Em Fevereiro de 2016, Giancarlo Fisichella foi o protagonista da demonstração da Ferrari ao conduzir um F60 de 2011 na neve dos Alpes.

 

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo