Precisamente 40 anos depois da vitória de Ayrton Senna no Grande Prémio de Portugal, o seu sobrinho Bruno Senna estará no Autódromo do Estoril para conduzir o mesmo exemplar do mítico Lotus 97T utilizado pelo tricampeão no dia 21 de abril de 1985.
O 40° aniversário da primeira vitória de Senna na Fórmula 1 será assinalado num evento levado a cabo na pista que recebeu o Grande Prémio de Portugal entre 1984 e 1996.
De acordo com o The Race, o Classic Team Lotus convidou Bruno Senna para conduzir o mesmo chassis que Senna utilizou para vencer a edição de 1985 do Grande Prémio de Portugal, que ficou marcada por um enorme dilúvio.
Senna completou quase 3000 milhas no chassis #2 durante essa temporada, nos Grandes Prémios no Rio de Janeiro, no Estoril, em Imola, no Mónaco, em Montreal e em Detroit.
“Foi um grande momento para ele, para a equipa Lotus e para a Fórmula 1″, disse Clive Chapman, responsável pelo Classic Team Lotus, sobre o triunfo de Senna em 1985.
“Nas suas próprias palavras, o Ayrton considerou o Estoril como a sua melhor corrida.”
“Juntamente com Peter Warr e Fred Bushell, a minha mãe Hazel manteve o Team Lotus a funcionar e o Estoril foi a primeira vitória desde a morte do Colin. Foi uma ocasião memorável para todos.”
“Desde então, temos tido o privilégio de manter o carro em condições de funcionamento. O Bruno a conduzir no Estoril, 40 anos depois, será certamente emocionante e estamos ansiosos por partilhar isso com um público global.”
Bruno Senna referiu que será “muito emotivo” ter a oportunidade de rodar com o mítico monolugar da Lotus no Estoril.
“Conduzir o chassis #2 do 97T no Estoril para celebrar o 40º aniversário da primeira vitória do Ayrton na Fórmula 1 será um momento muito emotivo para mim”, afirmou.
“É sempre um enorme privilégio poder conduzir e experimentar os carros do Ayrton, mas alguns deles definiram a sua carreira e ocupam um lugar especial no meu coração e no da minha família.”
“O Estoril é um circuito histórico que também manteve muito do seu carácter original, por isso vai trazer-me memórias muito especiais, especialmente com os meus amigos do Classic Team Lotus a preparar o carro.”