• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Quarta-feira, Junho 24, 2026
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Bicampeão! Verstappen vence sprint de 40 minutos e garante o seu segundo título na Fórmula 1

F1PT F1PT
09/10/2022
Bicampeão! Verstappen vence sprint de 40 minutos e garante o seu segundo título na Fórmula 1
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Max Verstappen sagrou-se bicampeão do mundo ao triunfar pela 32ª vez na sua carreira em Suzuka. O neerlandês tornou-se no 17° piloto da história a conquistar mais do que um título na Fórmula 1.

O piloto de 25 anos e a sua equipa, convictos de que a Fórmula 1 não iria atribuir todos os pontos devido à reduzida distância de corrida, começaram por celebrar apenas a vitória.

No entanto, a confirmação de que a distribuição de pontos não seria afetada pela duração do Grande Prémio fez com que o piloto de 25 anos fechasse as contas do título no país do sol nascente.

“As regras relativas à atribuição de pontos reduzidos só se aplicam caso a prova não seja retomada, e por isso são atribuídos todos os pontos e Max Verstappen é campeão do mundo”, esclareceu a FIA após uma confusa sucessão de eventos no parque fechado.

Filme da corrida

O Grande Prémio, que se iniciou com uma pista totalmente molhada e condições de visibilidade precárias, foi interrompido ainda no decorrer de uma caótica primeira volta.

Durante os momentos iniciais da corrida, Carlos Sainz perdeu o controlo do seu Ferrari e embateu nas barreiras, Pierre Gasly danificou o seu AlphaTauri ao atingir uma placa publicitária atirada para a pista no acidente do espanhol, Sebastian Vettel colidiu com Fernando Alonso, Alex Albon abandonou com um problema mecânico e Zhou Guanyu protagonizou um pião.

Os regulamentos desportivos da Fórmula 1 estipulam que a corrida não se pode prolongar por mais de três horas desde o arranque, pelo que o longo período de bandeira vermelha foi seguido de um ‘sprint’ de 40 minutos.

Depois de ter conseguido manter a liderança no primeiro arranque, Verstappen permaneceu intocável no reinício de corrida em solo japonês.

A rápida melhoria das condições de pista levou a que todo o pelotão parasse nas boxes para colocar pneus intermédios nos minutos iniciais da corrida, situação que não perturbou o domínio de Verstappen.

O piloto neerlandês acabaria por cruzar a linha de meta com uma impressionante vantagem de 27 segundos sobre Charles Leclerc, que viu a bandeira de xadrez no segundo posto depois de se ter defendido dos sucessivos ataque de Sergio Pérez na fase final da corrida.

No entanto, a atribuição de uma penalização de cinco segundos a Leclerc por ter cortado a última chicane do circuito na derradeira volta motivou uma troca de posições entre o monegasco e o mexicano.

Esteban Ocon prevaleceu numa longa e intensa batalha com Lewis Hamilton e conquistou um quarto lugar que representa o seu melhor resultado da temporada.

Sebastian Vettel resistiu à pressão do Alpine de Fernando Alonso para alcançar uma muito positiva sexta posição e igualar a sua melhor classificação ao serviço da Aston Martin.

George Russell terminou na oitava posição com o Mercedes, ao passo que Nicholas Latifi assegurou os seus primeiros pontos do ano ao colocar o Williams no nono posto.

O McLaren de Lando Norris encerrou os lugares pontuáveis em Suzuka.

Classificação do Grande Prémio do Japão

Temas: destaqueMax Verstappen
Notícia Anterior

“É totalmente inaceitável”: Pilotos indignados com a entrada de um trator em pista em Suzuka

Próxima Notícia

Gasly penalizado por ter excedido a velocidade durante o período de bandeira vermelha em Suzuka

Comentários 1

  1. João Costa says:
    4 anos atrás

    É impressionante como os azares dos outros, as alterações aos regulamentos e o adiantamento dos resultados pela FIA, são sempre favoráveis á RBR.
    muito dinheiro investido……

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tsolov apontado à Fórmula 1 em 2027
Fórmula 1

Tsolov apontado à Fórmula 1 em 2027

23/06/2026

Nikola Tsolov poderá já ter assegurado um lugar no plantel da Fórmula 1 para a temporada de 2027. Segundo avança...

Ler maisDetails
Mercedes desiste do pedido de revisão sobre as penalizações do Mónaco

Mercedes desiste do pedido de revisão sobre as penalizações do Mónaco

18/06/2026
FIA confirma pedido de revisão da Mercedes sobre a anulação das penalizações de Gasly

FIA confirma pedido de revisão da Mercedes sobre a anulação das penalizações de Gasly

17/06/2026
Fornaroli testa com a Haas em Jerez, Zhou estreia-se pela Cadillac em Barcelona

Fornaroli testa com a Haas em Jerez, Zhou estreia-se pela Cadillac em Barcelona

16/06/2026
McLaren apela contra a decisão de anular as penalizações de Gasly no Mónaco

McLaren apela contra a decisão de anular as penalizações de Gasly no Mónaco

16/06/2026
Norris: “Se a Ferrari tivesse um motor melhor, estaria a dominar”

Norris: “Se a Ferrari tivesse um motor melhor, estaria a dominar”

15/06/2026

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.