A Pirelli anunciou um limite de utilização dos pneus para o Grande Prémio do Qatar como medida de precaução, o que obrigará as equipas a fazerem pelo menos duas paragens nas boxes.
O fabricante italiano de pneus decidiu impor um limite máximo de 25 voltas por cada jogo de pneus para tentar evitar a repetição das falhas registadas no ano passado.
Há um ano, o desgaste extremo dos compostos da Pirelli provocou furos a Carlos Sainz e Lewis Hamilton.
“No Qatar, será introduzido um limite para o número de voltas que cada conjunto de pneus pode cobrir ao longo de todo o fim de semana de corrida”, lê-se no comunicado da Pirelli.
“A decisão, tomada em conjunto com a FIA e a Fórmula 1 e discutida em reuniões regulares com as equipas, é confirmada hoje pela Pirelli através do documento técnico habitual que contém as prescrições específicas para cada evento, enviado duas semanas antes de cada Grande Prémio.”
“Cada jogo de pneus fornecido às equipas no início do fim de semana de corrida pode cobrir um máximo de 25 voltas à pista de Losail, que é muito exigente para os pneus em termos de energia, stress térmico e desgaste. As voltas serão contabilizadas cumulativamente em todas as sessões de pista, incluindo as voltas efetuadas com o Safety Car ou com o Safety Car Virtual.”
“As voltas para a grelha e as voltas de formação, bem como as voltas completadas após a bandeira de xadrez na sprint e no Grande Prémio, não serão incluídas na contagem.”
“Como o Grande Prémio do Qatar é disputado em 57 voltas, cada piloto terá inevitavelmente de mudar de pneus pelo menos duas vezes. Antes do início do Grande Prémio, a Pirelli informará as equipas do número de voltas ainda disponíveis para cada conjunto.”

“Esta medida foi considerada necessária após a análise dos pneus utilizados em 2024. No ano passado, vários pneus, nomeadamente o dianteiro esquerdo, tinham atingido o nível máximo de desgaste. Estas condições, combinadas com a elevada energia lateral, tinham aumentado a fadiga estrutural da construção.”
“Com o objetivo de reduzir o número de paragens nas boxes, as equipas trabalharam na gestão da degradação dos pneus, limitando o ‘drop-off’ de desempenho e prolongando o stint para além da vida útil do pneu.”
“Uma medida de precaução semelhante já tinha sido introduzida nesta pista em 2023, embora devido a problemas diferentes que estão agora resolvidos.”
“Nesse ano, a passagem repetida por alguns corretores provocou micro-lacerações nos flancos dos pneus. No ano passado, a modificação subsequente dos corretores em pirâmide, juntamente com a adição de tiras de gravilha à sua volta, evitou a repetição desta situação.”
“Como já foi anunciado, no Qatar serão utilizados os compostos mais duros da gama Pirelli: C1 como duro, C2 como médio e C3 como macio. Como este é um fim de semana de sprint, cada piloto receberá dois jogos de duros, quatro de médios e seis de macios.”






