Charles Leclerc admite que o duelo com Lewis Hamilton foi “longe demais” na primeira volta do Grande Prémio de Itália.
Os dois pilotos da Scuderia entraram lado a lado na primeira chicane, com Hamilton, que estava por fora na Curva 2, a ficar sem espaço à saída e a ser forçado a utilizar a escapatória de gravilha.
Pouco depois, no final da segunda volta, um forte acidente na Curva Alboreto colocou um ponto final na corrida de Leclerc.
Questionado sobre o facto de a batalha com Hamilton ter ocorrido numa fase em que se fala da importância de ambos trabalharem em equipa, Leclerc rejeitou a ideia de que exista uma rivalidade entre os dois.
“Não sei bem quem está a tentar impor essa narrativa de que estamos um contra o outro. Honestamente, em Zandvoort já houve demasiadas conversas sobre isso.”
“Aqui, é verdade que fomos longe demais. Estivemos demasiado próximos na Curva 1 e, infelizmente, na Curva 2… não sei se chegámos a ter contacto ou não.”
“Fiquei bastante por dentro da curva e tentei fazê-la o mais apertada possível, mas não consegui. Depois, obviamente, só percebi pelos espelhos o que tinha acontecido, o que é algo que nunca queremos ver entre dois carros, muito menos entre dois carros da mesma equipa.”
O monegasco foi levado ao centro médico após o violento impacto com as barreiras e, apesar de não lhe terem sido diagnosticadas lesões, deverá ser submetido a mais exames.
“O pescoço estava bem, foi apenas a visão que ficou um pouco afetada no início”, explicou. “O olho direito não me estava a dar uma visão muito boa, mas agora está tudo bem, por isso era essa a coisa que mais me preocupava quando saí do carro.”
“Depois disso, fiquei com algumas dores aqui e ali, o que é normal depois de um acidente como este, por isso não foi nada mais do que isso.”
“Acho que ainda vou ter de fazer alguns exames adicionais, provavelmente esta noite e amanhã, para garantir que estarei totalmente bem para Madrid. Deverá ser esse o caso, mas mais vale prevenir do que remediar.”
Em relação ao acidente, e questionado sobre se a tentativa de ultrapassagem de Oscar Piastri tinha contribuído para o sucedido, Leclerc afastou essa possibilidade.
“Não diria que esse foi o problema. Acho que, entre a primeira e a segunda volta, houve uma pequena diferença na entrega de potência.”
“Na primeira volta, acelerei e a sensação foi um pouco estranha. Tive de levantar o pé e voltar a acelerar.”
“Na segunda volta, tentei fazer o mesmo, mas não sei… simplesmente pareceu-me um pouco estranho.”
“Vamos analisar a situação, mas não quero comentar demasiado antes de analisarmos os dados e confirmarmos a 100% o que aconteceu.”



![[FOTOS] Vettel entrou em pista com o F2002 de Schumacher em Monza](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/09/HRh5l4nXcAEl3Zd-scaled-e1788696698598-120x86.jpg)


