Fernando Alonso completou mais de 600 quilómetros na sua estreia ao volante do Toyota TS050 Hybrid no Bahrain.
O espanhol rodou em 1:43.013 na sua volta mais rápida para ser o segundo melhor dos ‘rookies’, atrás de Pietro Fittipaldi e à frente de Thomas Laurent.
Alonso focou-se em completar longas séries de voltas para perceber melhor o Toyota e o desgaste dos pneus Michelin e não realizou qualquer simulação de qualificação, terminando o dia a cerca de sete décimos do TS050 #7 de Mike Conway.
“Foi um bom dia”, disse Alonso. “Testar um carro de LMP1 é sempre bom para qualquer piloto porque estes carros são incríveis de conduzir.
“São muito consistentes durante um ‘stint’ e isso é positivo.
“Já há muito tempo que queria testar um carro destes e hoje pude fazê-lo, por isso estou feliz.”
Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota Motorsport, mostrou-se satisfeito com o trabalho de Alonso e afirmou que o piloto da McLaren na Fórmula 1 não completou qualquer simulação de qualificação.
“Foi um dia muito bom”, disse Vasselon. “Penso que o Fernando fez mais de 100 voltas, por isso foram mais do que num fim de semana de Fórmula 1. Correu tudo bem.
“Não fizemos nenhuma simulação de qualificação. Não havia nenhum troféu para ganhar hoje. Testamos sempre com o depósito cheio e trabalhamos o máximo possível.
“Tenho a certeza de que ele gostou. Ele passou muito tempo com os engenheiros e mostrou-se muito interessado em perceber os nossos sistemas.”