Fernando Alonso descreveu como “inaceitável” a quantidade de pontos que perdeu durante a temporada de 2022 devido aos problemas de fiabilidade no carro da Alpine.
O piloto espanhol, que se tinha qualificado no quinto lugar em Singapura, foi ultrapassado pelo McLaren de Lando Norris no arranque e rodou em sexto durante a primeira parte da sua 350ª corrida na Fórmula 1.
No entanto, na 21ª volta do Grande Prémio, uma falha na unidade motriz do seu Alpine provocou o seu quarto abandono da temporada – e o segundo consecutivo.
“Penso que eram cerca de 50 pontos a menos, portanto agora temos mais oito”, disse Alonso. “Portanto, são 58 ou 60 pontos a menos num ano, o que é mesmo inaceitável no meu carro.”
“Se me puserem mais 60 pontos na classificação e retirarem 10 ou algo do género aos outros, porque também teriam somado menos pontos, o meu campeonato parecerá muito melhor e até próximo da Mercedes.”
“Estou muito orgulhoso do desempenho novamente este fim de semana, um dos meus melhores níveis. Mas não conseguimos terminar nos pontos quando estamos nos pontos. Portanto, não há nada que possamos fazer.”