Os comissários desportivos do Grande Prémio da China atribuíram uma sanção de 10 segundos a Fernando Alonso e adicionaram três pontos de penalização à licença do espanhol após o incidente com Carlos Sainz na corrida sprint.
O tempo adicionado à corrida do piloto da Aston Martin não tem qualquer impacto no seu resultado, uma vez que o bicampeão abandonou na sequência dos danos sofridos no seu AMR24.
Alonso e Sainz travaram uma intensa batalha pelo lugar mais baixo no pódio na corrida sprint de Xangai.
Na fase final da corrida, quando Alonso tentava recuperar a posição após ter sido ultrapassado por Sainz, os dois compatriotas colidiram na Curva 9.
Os comissários desportivos determinaram que Alonso foi o responsável pela colisão pelo facto de ter tido a oportunidade de evitar a mesma.






