Fernando Alonso triunfou na prova de abertura da temporada 2018/2019 do WEC em Spa-Francorchamps e regressou ao lugar mais alto do pódio após um jejum de cinco anos.
O espanhol partilhou o Toyota TS050 Hybrid #8 com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima e realizou um fim de semana praticamente perfeito, sendo promovido à pole após uma penalização atribuída ao TS050 #7 e tirando partido dessa posição para completar as seis horas de corrida à frente dos seus colegas de equipa.
A maior ameaça á Toyota acabou por ser a Rebellion Racing, que colocou o carro #1 de Andre Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna no lugar mais baixo do pódio, a duas voltas do vencedor.
Entre os portugueses, o destaque vai para Pedro Lamy que levou o Aston Martin #98 à vitória na categoria GTE AM. António Félix da Costa terminou em 5º dos GTE PRO,num fim de semana em que os BMW estiveram longe os mais rápidos.
A G-Drive Racing conquistou a vitória na categoria LMP2 com o Oreca conduzido por Jean-Eric Vergne, Roman Runsinov e Andrea Pizzitola.