Dois dias antes do início do teste de Barcelona, a Alpine apresentou o A522 de Fernando Alonso e Esteban Ocon para a temporada de 2022.
O carro projetado pela Alpine para os novos regulamentos ostenta notórias diferenças em termos de decoração, uma vez que ao azul que preenchia a totalidade do A521 de 2021 junta-se o rosa da BWT, nova patrocinadora principal da equipa baseada em Enstone.
Durante o defeso, a equipa do ‘El Plan’ levou a cabo uma profunda reestruturação na sua estrutura, com Marcin Budkowski a abandonar a posição de diretor executivo e Otmar Szafnauer a ingressar como diretor de equipa, cargo que ainda não tinha sido ocupado desde a saída de Cyril Abiteboul.
A reorganização incluiu ainda a saída de Alain Prost, a promoção de Pat Fry ao papel de chefe do departamento técnico e a contratação de Bruno Famin para a liderança das operações na fábrica das unidades motrizes, em Viry.
Em 2021, ano que marcou a estreia da denominação Alpine na Fórmula 1, a formação francesa terminou o campeonato de construtores na quinta posição após ter regressado às vitórias com Ocon e somado um outro pódio com Alonso no Qatar.
A apresentação do A522 foi a última antes do primeiro teste de pré-temporada, dado que o esquema de cores definitivo da Alfa Romeo será revelado apenas no dia 27 de Fevereiro.