De acordo com a academia da Alpine, o chinês Guanyu Zhou representa a única esperança do país asiático para os próximos 15 anos na Fórmula 1.
O piloto de 21 anos, sexto classificado na temporada de 2020 da Fórmula 2, esteve associado à Ferrari no início da sua carreira e faz parte da academia de pilotos da Alpine – previamente designada por Renault – desde 2019.
Em 2021, Zhou, que já realizou diversos testes com carros de Fórmula 1 da Renault, continuará a competir na Fórmula 2 e terminará o seu projeto de três anos com a marca francesa.
Esta será, por isso, uma temporada crucial para determinar se Zhou se conseguirá tornar o primeiro piloto do seu país a chegar à Fórmula 1.
“Começámos o projeto há três com a Fórmula 1 como objetivo no final desse período”, disse Mia Sharizman, diretor da academia da Alpine. “Foi um projeto único numa geração, especialmente para o Zhou, que vem da China.”
“Não voltaremos a ver outro piloto chinês nos próximos 15-20 anos, nem mesmo na Fórmula 3, na Fórmula 4 ou na Fórmula 2.”
“Como equipa Alpine e como Grupo Renault, estamos mais empenhados do que nunca em garantir que isso aconteça no futuro.”
Sharizman acredita que Zhou foi forçado a “trabalhar mais do que todos os outros” ao longo da sua carreira para compensar “um passado totalmente diferente e uma mentalidade totalmente diferente”.
“Ele é rápido”, acrescentou Sharizman. Existe aquele nível de insegurança quando as coisas correm mal, essa é a parte da maturidade e da experiência. E isso é algo em que precisámos de trabalhar com o Zhou, a recuperação.”
“Obviamente, ele teve bastantes problemas técnicos no ano passado, o que é uma coisa natural na Fórmula 2. Se puderes ser mais calmo e ter um ritmo mais consistente ao longo do ano, penso que é aí que ele se irá focar mais, para tentar lutar pelo título.”
Zhou, que ocupa atualmente o segundo lugar no campeonato asiático de Fórmula 3, admite que garantir os pontos necessários para a superlicença é um dos seus objetivos para 2021.
“Todos sabem que precisas de conseguir os pontos para a superlicença, portanto esse é o objetivo para este ano”, bem como ganhar o título”, afirmou o chinês.
“Terminar entre os três primeiros será suficiente, mas quando já tens isso, a porta está sempre aberta e estou bastante confiante de que terei uma boa oportunidade se fizer uma boa temporada e mostrar o meu potencial.”