Valtteri Bottas conquistou a sua primeira pole position em quase três meses ao bater Lewis Hamilton na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Rússia.
O finlandês tinha superado o seu colega de equipa por apenas quatro milésimos de segundo na primeira tentativa e melhorou a sua volta num final de sessão em que Hamilton errou ao não evitar uma saída de pista que o fez perder cerca de um segundo.
Sebastian Vettel e a Ferrari não conseguiram lutar com os Mercedes pela position e o alemão irá, por isso, arrancar de terceiro depois de ser meio segundo mais lento do que Bottas.
Kimi Raikkonen queixou-se de algum tráfego e cometeu alguns erros que não o permitiram ir além do quarto posto na grelha para uma corrida em que os quatro da frente partirão com penus ultramacios.
Kevin Magnussen aproveitou a ausência da Red Bull para brilhar e assegurar o quinto lugar na grelha de partida com o Haas.
Esteban Ocon também esteve em bom plano e foi sexto, enquanto Charles Leclerc levou o Sauber ao sétimo posto para superar o segundo Force India de Sergio Perez.
Romain Grosjean foi nono com o outro Haas e Marcus Ericsson completou os dez primeiros ao volante do Sauber.
Os cinco pilotos eliminados na Q2 nem sequer chegaram a entrar em pista, já que Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly sabiam que seriam penalizados e Carlos Sainz e Nico Hulkenberg optaram por arrancar fora dos dez primeiros para poderem escolher os pneus com os quais realizarão a primeira parte da corrida.
De fora na Q1 ficaram Brendon Hartley, Fernando Alonso, Sergey Sirotkin, Stoffel Vandoorne e Lance Stroll.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Rússia