Valtteri Bottas alcançou a primeira pole position do ano ao bater Lewis Hamilton por apenas 19 milésimos de segundo na qualificação para o Grande Prémio da Áustria.
O finlandês estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:03.130 com os ultramacios da Pirelli e conquistou a quinta pole position da carreira e a segunda no Red Bull Ring.
Sebastian Vettel cometeu um erro na primeira tentativa mas melhorou de sétimo para terceiro nos momentos finais da sessão, superando o outro Ferrari de Kimi Raikkonen mas não evitando uma primeira linha da Mercedes.
Max Verstappen foi quinto e Romain Grosjean protagonizou uma das surpresas do dia ao levar o Haas à sexta posição e terminar na frente do Red Bull de Daniel Ricciardo.
Kevin Magnussen foi oitavo com o segundo Haas e bateu os Renault de Carlos Sainz e Nico Hulkenberg.
Eliminados no Q2 ficaram o Force India de Esteban Ocon, o Toro Rosso de Pierre Gasly, o Sauber de Charles Leclerc, o McLaren de Fernando Alonso e o Williams de Lance Stroll.
Pelo Q1 ficaram cinco carros de cinco equipas diferentes – o McLaren de Stoffel Vandoorne, o Force India de Sergio Perez, o Williams de Sergey Sirotkin, o Toro Rosso de Brendon Hartley e o Sauber de Marcus Ericsson.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria