Valtteri Bottas está na pole position para o Grande Prémio de Portugal depois de bater Lewis Hamilton por apenas 7 milésimos de segundo. Max Verstappen ficou com o 3º tempo.
No Q3 ficaram de fora os dois Haas de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, o Williams de Nicholas Latifi e, de forma surpreendente, o McLaren de Daniel Ricciardo e o Aston Martin de Lance Stroll. Pérez não evitou uma saída de pista na curva 4, mas já tinha assegurado a passagem ao Q2.
No Q2 os eliminados foram George Russell, que ficou perto de colocar o Williams no Q3, Giovinazzi, Alonso, Tsunoda e Räikkönen. Os dois Mercedes, os dois Red Bull e Charles Leclerc marcaram os seus melhores tempo com pneus médios, que usarão no arranque da corrida.
Na derradeira sessão de qualificação Max Verstappen viu a sua primeira volta ser anulada por exceder os limites de pista na curva 4 e ficou com o terceiro tempo. Bottas rodou em 1:18.348, uma volta mais lenta que a volta anulada a Max, mas foi o suficiente para ficar com a pole à frente do seu companheiro de equipa.
Pérez foi o quarto mais rápido na frente de Sainz, Ocon, Norris Leclerc, Gasly e Vettel.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Portugal
