Valtteri Bottas resistiu à pressão de Lewis Hamilton para vencer a sua terceira corrida na Fórmula 1.
O finlandês saiu da pole position e só perdeu a liderança momentaneamente quando foi o primeiro a parar nas boxes.
Durante o resto da corrida, Bottas teve de se defender de Hamilton por um par de vezes e cruzou a linha de meta com 3,8 segundos de vantagem para o campeão do mundo.
Sebastian Vettel nunca esteve em posição de lutar com os Mercedes e terminou no lugar mais baixo do pódio, o que acabou por ser suficiente para assegurar o vicecampeonato.
O alemão realizou uma corrida solitária e construiu uma vantagem de quase 20 segundos sobre o outro Ferrari de Kimi Raikkonen.
Daniel Ricciardo parecia estar a preparar-se para ser quarto classificado mas foi forçado a abandonar com um problema hidráulico, entregando a quarta posição no campeonato a Raikkonen.
Verstappen foi quinto a menos de um segundo de Raikkonen e Nico Hulkenberg levou o Renault à sexta posição e garantiu que a equipa terminasse nessa posição no campeonato de construtores.
Mesmo com uma penalização de 5 segundos por ultrapassar Sergio Perez fora de pista, o alemão foi o ‘melhor dos outros’ e igualou o seu melhor resultado do ano.
O seu colega de equipa, Carlos Sainz, não teve a mesma sorte e abandonou com uma roda mal apertada no seu R.S.17.
Perez bateu Esteban Ocon para ser sétimo, enquanto Fernando Alonso colocou um ponto final na parceria entre a McLaren e a Honda com um nono lugar.
Felipe Massa fechou os lugares pontuáveis no seu 269º e último Grande Prémio na Fórmula 1.
Romain Grosjean envolveu-se numa espetacular luta com Lance Stroll e ficou à porta dos pontos, ao passo que o canadiano da Williams foi apenas 18º.
Classificação do Grande Prémio de Abu Dhabi