Valtteri Bottas foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Portugal ao colocar o Mercedes na frente do Red Bull de Max Verstappen em Portimão.
O piloto finlandês completou uma volta ao Autódromo Internacional do Algarve em 1:19.648 com os pneus macios e terminou com uma vantagem de 25 milésimos sobre Verstappen.
Sergio Pérez levou o outro RB16B ao terceiro posto e Charles Leclerc estabeleceu a quarta marca com o mais rápido dos carros da Ferrari.
Lewis Hamilton, vencedor da edição de 2020 do Grande Prémio de Portugal, abriu o fim de semana com o quinto melhor tempo, apesar de ter sido constantemente o mais rápido no primeiro setor do circuito ao longo da manhã.
Pierre Gasly, em sexto, fechou a sessão diante de um surpreendente Williams de George Russell, que garantiu o sétimo lugar ao ser 0,881s mais lento do que Bottas.
O McLaren de Lando Norris, o Ferrari de Carlos Sainz e o Alpine de Esteban Ocon encerraram os dez primeiros em Portimão.
Callum Ilott estreou-se numa sessão oficial de um Grande Prémio com o 17º tempo ao volante do Alfa Romeo que voltará a ser pilotado por Antonio Giovinazzi esta tarde.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Portugal