Valtteri Bottas liderou a sessão de abertura do Grande Prémio de Espanha ao ser oito décimos mais rápido do que Lewis Hamilton em Barcelona.
Bottas recorreu aos pneus macios para estabelecer um tempo de 1:18.148 e deixar o seu colega de equipa da Mercedes a 0,849s na primeira sessão de treinos livres.
Com pneus supermacios, Sebastian Vettel colocou o melhor dos Ferraris a quase um segundo do tempo do finlandês, enquanto Max Verstappen terminou logo atrás com um Red Bull equipado com pneus macios.
Numa sessão em que a Ferrari foi a única das equipas da frente a optar por rodar com supermacios, Kimi Raikkonen foi quinto, diante do McLaren de Fernando Alonso.
O MCL33 do espanhol apresenta notórias novidades aerodinâmicas e a equipa viu ambos os monolugares entrarem nos dez primeiros, já que Stoffel Vandoorne foi o nono mais rápido.
Daniel Ricciardo protagonizou uma saída de pista com o RB14 e esteve ausente da segunda parte da sessão, não indo, por isso, além do sétimo posto, sendo seguido pelo Haas de Romain Grosjean.
Pierre Gasly esteve em bom plano e encerrou a primeira metade da tabela com o Toro Rosso Honda.
Outro dos destaques desta primeira sessão foi o regresso de Robert Kubica para a primeira de três oportunidades que terá para conduzir o Williams ao longo da temporada.
O polaco terminou na 19ª posição numa sessão difícil para a equipa, já que Lance Stroll foi último classificado ao volante do outro FW41.
Classificação da primeira sessão de treinos para o Grande Prémio de Espanha