Valtteri Bottas superou o outro Mercedes de Lewis Hamilton para alcançar a pole position na sessão de qualificação para o Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1.
Numa sessão em que diversos pilotos, incluindo os da Mercedes, realizaram os seus melhores tempos com pneus médios, o piloto finlandês rodou em 1:25.154s e deixou o seu colega de equipa a 63 milésimos de segundo em Silverstone.
Nico Hulkenberg, que está a substituir Sergio Pérez na Racing Point pelo segundo fim de semana consecutivo, surpreendeu ao colocar o RP20 no terceiro posto, partilhando a segunda linha da grelha com o Red Bull de Max Verstappen.
Daniel Ricciardo também esteve em bom plano e terminou em quinto com o Renault, diante do outro Racing Point de Lance Stroll.
Pierre Gasly levou o AlphaTauri ao sétimo lugar e Charles Leclerc foi apenas oitavo em mais uma sessão de qualificação difícil para a Ferrari.
Alex Albon não foi além do nono posto com o Red Bull e Lando Norris fechou os dez primeiros ao volante do mais rápido dos McLarens.
O Renault de Esteban Ocon não conseguiu chegar ao Q3 e está a ser investigado por ter bloqueado o Williams de George Russell, enquanto o Ferrari de Sebastian Vettel ficou de fora no Q2 pela segunda vez em 2020.
Carlos Sainz e Romain Grosjean também ficaram pelo caminho, enquanto Russell alcançou a segunda fase da sessão pela quarta vez consecutiva e será o 15º na grelha.
Eliminados no Q1 ficaram o Toro Rosso de Daniil Kvyat, o Haas de Kevin Magnussen, o Williams de Nicholas Latifi e os Alfa Romeos de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1