Inacreditável: 189 Grandes Prémios depois, Sergio Pérez, que não tem um lugar assegurado na grelha de 2021, alcançou a sua primeira vitória na Fórmula 1 – e a primeira da Racing Point.
Um acidente entre Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez na primeira volta da corrida motivou o abandono do Red Bull e do Ferrari e deixou os pilotos da Mercedes sozinhos na luta pelo triunfo.
No entanto, uma segunda paragem caótica durante o período de Safety Car causado por um toque de Jack Aitken alterou completamente o rumo da corrida: Russell, que até aí liderava, viu os mecânicos colocarem um pneu de Bottas no seu carro, sendo por isso forçado a regressar às boxes na volta seguinte e caindo para a quinta posição.
Tirando partido dos pneus médios face aos duros usados de Bottas no reinício de corrida, Russell voltou a ultrapassar o seu colega de equipa na zona mais técnica do circuito e rapidamente ascendeu a segundo para iniciar a perseguição a Pérez.
Quando perseguia Pérez a caminho da sua primeira vitória na Fórmula 1, o britânico sofreu um furo na roda traseira do seu Mercedes e ficou arredado da batalha pela vitória, terminando num dececionante nono lugar, atrás do outro W11 de Bottas.
Pérez, que caiu para 18º após ter parado no final da primeira volta, realizou uma impressionante recuperação e conquistou uma inesperada vitória no Grande Prémio de Sakhir.
O caos da corrida realizada na versão externa do traçado do Bahrain resultou ainda no primeiro pódio da carreira de Esteban Ocon, ao passo que Lance Stroll repetiu o terceiro lugar que já tinha alcançado no Grande Prémio de Itália e deu um duplo pódio à Racing Point.
Carlos Sainz terminou em quarto com o McLaren após ter pressionado Stroll até à derradeira volta, enquanto Daniel Ricciardo completou o top 5 ao volante do outro Renault R.S.20.
Depois de ter arrancado fora dos dez primeiros, Alex Albon colocou o Red Bull no sexto posto, diante do AlphaTauri de Daniil Kvyat.
Lando Norris, que arrancou da última posição na sequência de uma troca de unidade motriz no seu McLaren, completou os lugares pontuáveis.
Classificação do Grande Prémio de Sakhir