Os monolugares de 2020 começarão a ser testados pelas equipas esta quarta-feira, dia que marca o regresso da Fórmula 1 após uma ausência de quase três meses.
Embora todas as equipas tenham completado um dia de filmagens em diversos circuitos europeus com o intuito de verificar o funcionamento dos respetivos carros, o início dos testes de pré-temporada marca a primeira oportunidade para comprovar o verdadeiro potencial das novas máquinas.
Uma significativa alteração para 2020 é a redução do programa de testes em 25%, com seis dias de rodagem ao invés dos habituais oito.
Se em 2019 a primeira semana de testes ficou marcada pela ausência da Williams, que ainda não tinha o seu carro finalizado, em 2020 as equipas deverão marcar presença em pista desde o início com o intuito de extrair o máximo de quilómetros dos seis dias de trabalho antes da estreia competitiva em Melbourne.
Como 2020 representa o fim de uma era, antecedendo o início de um novo ciclo regulamentar, os monolugares estarão no pico da sua evolução desde o começo da era híbrida.
No entanto, é de esperar que a primeira semana se baseie atestar a fiabilidade dos carros e evitar problemas, com as simulações de qualificação a ficarem, provavelmente, reservadas para os derradeiros dias de testes.
Programa e Horários
1ª semana | 19-21 de Fevereiro – Circuito de Barcelona
2ª semana | 26-28 de Fevereiro – Circuito de Barcelona
Sessão da manhã: 08h00-12h00
Sessão da tarde: 13h00-17h00*
Horário de Portugal continental.
Alinhamentos de pilotos
Com a semana reduzida de quatro para três dias, a maioria das equipas optará por dividir equitativamente o tempo em pista entre os seus pilotos, com cada um a realizar um dia e meio – três sessões.
Para além dos 20 pilotos titulares, entrará em pista um piloto de reserva – Robert Kubica, que estreará o Alfa Romeo C39 na manhã do primeiro dia.
Cobertura em direto
Pela primeira vez na história da Fórmula 1, os testes de pré-temporada serão integralmente transmitidos em direto.
Depois de ter mostrado a primeira semana de testes em 2019, a F1TV Pro dará um passo em frente em 2020 e cobrirá todos os quilómetros realizados pelas equipas antes do primeiro Grande Prémio do ano.
Oito horas de transmissão em direto e um programa de resumo de uma hora estão nos planos diários da plataforma que está disponível em Portugal desde o início do ano passado.
Embora não esteja autorizada a transmitir as imagens em direto, a Eleven Sports Portugal marcará presença em Barcelona e fará um programa diário no final de cada dia.