A Federação Internacional do Automóvel anunciou que os pilotos não poderão cumprir mais de 18 voltas com o mesmo jogo de pneus, o que significa que a corrida deste domingo terá três paragens obrigatórias nas boxes.
O órgão governativo do desporto tinha revelado na manhã de sábado que uma análise levada a cabo pela Pirelli aos pneus utilizados no dia de sexta-feira resultou na descoberta de uma anomalia provocada pelos corretores do traçado de Losail.
Por questões de segurança, a Fórmula 1 implementou novos limites de pista nas curvas 12 e 13 e introduziu uma sessão de treinos de 10 minutos para que os pilotos se adaptassem à novidade.
Na sequência de uma nova análise aos pneus com os quais os pilotos disputaram a corrida sprint, a Pirelli detetou problemas semelhantes, razão pela qual medidas adicionais foram tomadas para o Grande Prémio deste domingo.
Para minimizar os riscos de falhas nos pneus, os pilotos não poderão efetuar mais do que 18 voltas com o mesmo jogo, o que se traduzirá em pelo menos três passagens pela via das boxes ao longo das 57 voltas da corrida.
Caso excedem o limite de voltas estabelecido, os pilotos receberão uma bandeira preta da direção de corrida.
“Devido à frequência das intervenções do Safety Car na corrida sprint de ontem, os dados dos pneus disponíveis para análise pela Pirelli foram insuficientes para acrescentar aos dados já obtidos nas sessões anteriores”, lê-se no comunicado da FIA. “Em alguns casos, os pneus que foram analisados no Sprint mostraram o início da separação na parede lateral entre o composto e os cordões da carcaça dos pneus.”
“Como foi o caso no Treino Livre 1, este problema foi provavelmente causado pela interferência de alta frequência entre o flanco do pneu e os corretores em “pirâmide” de 50 milímetros utilizados extensivamente neste circuito, agravado pela propensão para passar nesses corretores.”
“Consequentemente, foi decidido pela FIA e pela Pirelli, e após consulta às equipas por razões de segurança, que as seguintes medidas serão implementadas no Grande Prémio do Qatar de hoje:
- Será imposto um limite obrigatório de 18 voltas de vida útil total dos pneus por jogo.
- A vida útil dos pneus já utilizados será tida em consideração.
- A FIA e a Pirelli comunicarão às equipas as voltas disponíveis restantes para cada jogo de pneus usados à sua disposição para a corrida e os critérios utilizados para calcular esse número.
- Não existe uma obrigatoriedade para pelo menos três paragens para troca de pneus durante a corrida. No entanto, tal será uma consequência das diretrizes acima mencionadas caso a corrida decorra durante toda a sua distância.
- Qualquer carro que tenha excedido o limite de voltas de vida dos pneus será comunicado aos comissários desportivos como estando a correr em condições inseguras.”