O pedido da Aston Martin para que a desqualificação de Sebastian Vettel do Grande Prémio da Hungria fosse revista pelos comissários desportivos foi esta segunda-feira rejeitado pela FIA.
O piloto alemão, que tinha terminado a corrida de Budapeste na segunda posição, foi desqualificado após a equipa não ter conseguido fornecer uma amostra de um litro de combustível.
Esta segunda-feira, Otmar Szafnauer, diretor de equipa, Andrew Green, diretor técnico, e Andy Stevenson, diretor desportivo, reuniram-se com os comissários desportivos da Fórmula 1 no sentido de apresentaram as “novas” e “relevantes” evidências necessárias para que o pedido de revisão seja aceite.
Após a reunião, a FIA revelou que a Aston Martin tinha detetado uma anomalia na bomba de combustível que levou a que uma “quantidade significativa de combustível tenha sido descarregada inadvertidamente da célula de combustível do carro 5”.
Embora tenham descrito essa evidência como “nova”, os comissários desportivos afirmaram que era irrelevante a razão pela qual havia menos de um litro de combustível no carro.
“Para avaliar se o requisito de um litro de combustível foi ou não quebrado, não faz diferença a razão pela qual havia menos de um litro”, lê-se no relatório da FIA.
“Pode haver algumas explicações para o facto de, no final de uma corrida, a quantidade restante ser insuficiente. Em qualquer caso, continua a ser da exclusiva responsabilidade do concorrente assegurar que o carro está sempre em conformidade com os regulamentos e não será defesa afirmar que não foi obtida nenhuma vantagem de desempenho.”
“Para haver um facto relevante, a Aston Martin teria tido de apresentar factos que provassem que restava mais do que um litro de combustível. A explicação para o facto de este requisito não ter podido ser comprido não é relevante para a decisão.”
Embora o pedido de revisão e o apelo da decisão representem processo diferentes, é improvável que a desqualificação de Vettel seja revertida, uma vez que a Aston Martin admitiu possuir menos de um litro de combustível no seu carro.