Após a Red Bull e a Ferrari terem questionado a legalidade das asas dianteiras flexíveis da McLaren e da Mercedes, a FIA lançou um comunicado onde garante que “todas as asas estão em conformidade com os regulamentos de 2024”.
A controvérsia em torno das asas flexíveis tem sido recorrente ao longo dos últimos Grandes Prémios, mas intensificou-se depois de imagens de uma câmara onboard terem mostrado a asa dianteira da McLaren a dobrar e a oscilar durante o Grande Prémio de Itália.
No Grande Prémio da Bélgica, a FIA instalou câmaras adicionais nos monolugares com o intuito de monitorizar a forma como as asas dianteiras se deformam com a velocidade.
Nessa altura, o órgão governativo do desporto esclareceu que a telemetria resultante desses testes seria apenas utilizada para a definição de futuros regulamentos e que todas as asas dianteiras tinham passado nas verificações até então realizadas.
Depois de imagens terem mostrado a asa dianteira da McLaren a flexionar nas retas de Monza e a regressar à posição original sob travagem, as equipas adversárias voltaram a levantar questões sobre o cumprimento dos regulamentos.
“A FIA está a examinar as asas dianteiras em todos os eventos com numerosas verificações (conformidade das superfícies, conformidade das deflexões) no que diz respeito aos regulamentos técnicos da Fórmula 1”, lê-se no comunicado. “Todas as asas dianteiras estão atualmente em conformidade com os regulamentos de 2024.”
“Desde o Grande Prémio da Bélgica, a FIA adquiriu dados adicionais durante as sessões FP1 e FP2 para avaliar os comportamentos dinâmicos através de uma câmara de vídeo mandatada pela FIA que capta áreas da asa dianteira que não são visíveis através das câmaras oficiais da FOM.”
“Este exercício vai continuar, pelo menos, até Singapura, para garantir que todas as equipas tenham utilizado a câmara obrigatória da FIA em diferentes tipos de pistas (baixo, médio e alto downforce).”
“Isto garantirá uma grande base de dados que permitirá à FIA obter uma imagem mais objetiva da situação e quantificar as diferenças entre os vários padrões dinâmicos observados em pista.”
“Nenhum componente é infinitamente rígido, razão pela qual existem testes de deflexão de carga nos regulamentos.”