A Federação Internacional do Automóvel confirmou que o limite orçamental da Fórmula 1 foi cumprido por todas as equipas em 2022.
O órgão governativo do desporto emitiu esta terça-feira um comunicado onde faz saber que todas as dez equipas receberão um certificado de conformidade por terem cumprido o teto de 140 milhões de dólares estabelecido para o ano transato.
Introduzidos em 2021 com o intuito de limitar os custos e assegurar a sustentabilidade do desporto, os regulamentos financeiros criaram polémica no final do ano passado, quando foi revelado que a Red Bull ultrapassou em cerca de 1,8 milhões de dólares o teto definido para a temporada.
O construtor de Milton Keynes recebeu uma penalização financeira de sete milhões de dólares e uma redução de 10% no tempo de utilização do túnel de vento.
“A revisão foi um processo intensivo e minucioso, começando com uma análise detalhada da documentação apresentada pelos concorrentes”, explicou a FIA.
“Além disso, houve uma extensa verificação de todas as atividades extra-F1 realizadas pelas equipas, que incluiu várias visitas às instalações das equipas e procedimentos de auditoria cuidadosos para avaliar a conformidade com o Regulamento Financeiro.”
“A Administração do Limite Orçamental da FIA nota que todos os concorrentes agiram sempre num espírito de boa fé e cooperação durante todo o processo.”