“Entusiasmante”, “caótico mas divertido” e “um pesadelo no Q1”: Os diretores de equipa reagiram à introdução do traçado “quase oval” para a segunda corrida do Bahrain.
Esta sexta-feira, a Fórmula 1 anunciou que o Grande Prémio de Sakhir será disputado na versão “Outer” do Circuito Internacional do Bahrain.
Com apenas 3664 metros e baseado em longas retas, este traçado “ultra rápido” representará um desafio único para as equipas.
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, espera que a experiência da Honda na IndyCar Series possa ser benéfica no Bahrain, apesar de admitir que o traçado de Sakhir está longe de poder ser comparado com as ovais norte-americanas.
“O facto de utilizarmos uma ‘oval’ vai ser muito interessante”, disse Horner. “É um pouco diferente para a Fórmula 1.”
“A Honda tem mais experiência nas corridas ovais, já que ganhou as 500 Milhas de Indianápolis no fim de semana passado, portanto tentaremos beneficiar de toda a experiência deles.”
“Não acho que vá ser um circuito como Indianápolis, mas penso que o desafio de um traçado parecido com uma oval será diferente. Vai ser uma volta curta e deve ser entusiasmante, portanto estamos ansiosos.”
Gunther Steiner, diretor de equipa da Haas, também acredita que esta é uma boa solução para a segunda prova no Bahrain.
“Ainda não olhei para o novo circuito ao pormenor, mas penso que é muito bom termos um traçado diferente se ficarmos duas vezes no mesmo sítio”, afirmou Steiner. “Penso que isso será bom, até para os espetadores na televisão.”
Frédéric Vasseur e Franz Tost, diretores da Alfa Romeo e da AlphaTauri, alertaram para as dificuldades que o traçado proporcionará na primeira fase da sessão de qualificação.
“Ainda não fizemos quaisquer simulações”, disse Vasseur. “Mas com 55 segundos por volta, haverá uma grande confusão com o tráfego na volta de qualificação e o Q1 vai ser um pesadelo!”
“Mas penso que é entusiasmante ter traçados diferentes quando temos eventos globais como este, faz sentido fazer algo um pouco diferente.”
“Será talvez um pouco caótico mas divertido, veremos”, referiu Tost. “E na corrida, depois vamos ver como é com as ultrapassagens, porque todos os carros estão muito próximos e vamos ver o quão bons os carros de topo são e quantas vezes vão dobrar os outros.”






