A Associação dos Pilotos de Fórmula 1 emitiu um comunicado onde condenou as ações da FIA relativamente ao uso de linguagem ofensiva – bem como a falta de transparência no que às sanções monetárias diz respeito.
O grupo que defende os interesses dos pilotos inaugurou recentemente a sua participação nas redes sociais e publicou esta manhã um comunicado para abordar as recentes decisões do órgão governativo do desporto.
Declaração da GPDA sobre “Conduta dos Pilotos”
“Como em qualquer desporto, os concorrentes devem acatar a decisão do árbitro, quer gostem ou não, quer concordem ou não. É assim que o desporto funciona. Os Pilotos (os nossos membros) não são diferentes e compreendem plenamente isso.
Os nossos membros são pilotos profissionais, que competem na Fórmula 1, o auge do desporto motorizado internacional. Eles são os gladiadores e, a cada fim de semana de corridas, proporcionam um grande espetáculo para os fãs.
Relativamente ao uso de linguagem ofensiva, existe uma diferença entre insultos dirigidos a outras pessoas e expressões mais casuais, como aquelas que podem ser usadas para descrever o mau tempo, ou mesmo um objeto inanimado como um carro de Fórmula 1 ou uma situação de condução.
Instamos o Presidente da FIA a considerar igualmente o seu próprio tom e linguagem ao dirigir-se aos nossos membros pilotos, ou mesmo ao falar sobre eles, seja em público ou de outra forma. Além disso, os nossos membros são adultos, não precisam de receber instruções através dos meios de comunicação sobre assuntos tão triviais como o uso de joias e roupa interior.
A GPDA manifestou, inúmeras vezes, a sua opinião de que as multas monetárias para os Pilotos não são apropriadas para o nosso desporto. Nos últimos três anos, apelámos ao Presidente da FIA para partilhar os detalhes e a estratégia sobre como as multas financeiras da FIA são aplicadas e onde os fundos são gastos. Também expressámos as nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras trazem para o desporto. Reiteramos o pedido para que o Presidente da FIA forneça transparência financeira e um diálogo direto e aberto connosco. Todos os intervenientes (FIA, F1, as Equipas e a GPDA) devem determinar em conjunto como e onde o dinheiro é gasto, em benefício do nosso desporto.
A GPDA deseja colaborar de forma construtiva com todos os intervenientes, incluindo o Presidente da FIA, para promover o nosso grande desporto, beneficiando todos os que nele trabalham, investem, assistem e, de facto, o amam. Estamos a fazer a nossa parte.
Com os melhores cumprimentos,
Os Diretores e Presidente da GPDA em nome dos Pilotos de Grandes Prémios
#RacingUnited pela nossa Segurança, o nosso Desporto, os nossos Fãs.”