Disputado sob um dilúvio no Circuito de Barcelona, o Grande Prémio de Espanha de 1996 ficou marcado pela primeira vitória de Michael Schumacher ao serviço da Ferrari – e uma das mais especiais da carreira do alemão na Fórmula 1. Esta quarta-feira, a sétima ronda do campeonato de 1996 será integralmente transmitida nas redes sociais.
O Ferrari F310 concebido para a temporada de 1996 não ficará na história como um dos melhores monolugares da Scuderia – Eddie Ervine, colega de equipa de Schumacher, até chegou a utilizar as palavras “pedaço de lixo” para descrever a primeira versão do carro.
No entanto, num domingo chuvoso em Barcelona, Schumacher protagonizou uma incrível prestação que acabaria por ficar registada na história do desporto.
Devido às condições adversas, o início da corrida atrás do Safety Car ou o adiamento da mesma foram hipóteses consideradas, mas uma pequena interrupção na chuva durante a hora que antecedeu o Grande Prémio levou a que o procedimento de partida se realizasse de forma normal.
Na sequência de uma qualificação dominada pelo eficaz FW18 da Williams, Damon Hill e Jacques Villeneuve partilharam a primeira linha da grelha, com Schumacher a colocar o mais rápido dos Ferraris em terceiro e a quase um segundo do seu rival britânico.
Se na Williams o carro de Hill foi afinado com a perspetiva de uma pista a secar na última fase da corrida, os homens da Ferrari apostaram numa configuração totalmente direcionada para o piso molhado – um cenário que originou uma das corridas à chuva mais marcantes de sempre.
O Grande Prémio de Espanha de 1996 será transmitido através da página de Facebook e do canal de YouTube da Fórmula 1 a partir das 19h00 do dia 15 de abril.