Os dados relativos às audiências televisivas dos Grandes Prémios que fizeram parte do atípico calendário de 2020 foram esta segunda-feira revelados pela Fórmula 1.
De acordo com a Fórmula 1, a audiência acumulada ao longo da temporada de 2020 foi de 1,5 mil milhões de espetadores – um registo abaixo dos 1,9 mil milhões de 2019, mas que pode ser explicado com a realização de apenas 17 corridas face às 21 do ano anterior.
No que à audiência média diz respeito, cada Grande Prémio foi assistido por 87,4 milhões de espetadores, um valor 4,5% abaixo dos números de 2019 mas semelhante aos resultados obtidos em 2018, 2017, 2016 e 2015.
O Grande Prémio da Hungria atraiu um total de 103,7 milhões de espetadores e foi o mais visto da temporada, mas o regresso da Fórmula 1 a Portugal também resultou em números impressionantes: 100,5 milhões assistiram ao momento em que Lewis Hamilton cruzou a linha de meta do traçado de Portimão na primeira posição para superar o recorde de vitórias de Michael Schumacher.
Os restantes Grandes Prémios que integraram, de forma inesperada, o calendário de 2020, também registaram uma audiência acima da média: a segunda corrida de Sakhir, realizada na versão externa do circuito, contou com 98,1 milhões de espetadores, ao passo que o Grande Prémio da Turquia foi acompanhado por 89,1 milhões.
Para além de anunciar os números correspondentes às audiências televisivas, a Fórmula 1 apresentou os dados relativos à sua presença nas plataformas digitais, que refletem ganhos significativos face a 2019: 35 milhões de pessoas seguem agora o campeonato nas principais redes sociais, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.
O número de visualizações dos vídeos produzidos pela Fórmula 1 subiu 47% e atingiu os 4,9 mil milhões, enquanto a interação total cresceu 99% e chegou aos 810 milhões.
Estes resultados colocam a Fórmula 1 acima de outras grandes ligas desportivas no meio digital: La Liga, NBA, PGA Tour e Premier League são os exemplos citados no comunicado lançado esta segunda-feira.