Cinco anos depois do seu acidente no Grande Prémio do Bahrain, Romain Grosjean regressará aos comandos de um carro de Fórmula 1 numa sessão de testes da Haas em Mugello.
O francês estará ao volante de um Haas VF-23 de 2023 na sessão agendada para esta sexta-feira.
Grosjean, que disputou 98 corridas ao serviço da Haas na Fórmula 1, não voltou a competir no desporto após o seu violentíssimo acidente no Grande Prémio do Bahrain de 2020.
Sem lugar na grelha da Fórmula 1, o piloto de 39 anos direcionou a sua carreira para os Estados Unidos, tendo competido na IndyCar Series e no campeonato IMSA ao longo das últimas temporadas.
“Estou incrivelmente grato ao Gene Haas e ao Ayao Komatsu por me terem convidado a participar no teste em Mugello”, disse Grosjean. “Dizer que estou entusiasmado por voltar ao volante de um carro de Fórmula 1 seria naturalmente um eufemismo. Não consigo acreditar que já passaram quase cinco anos, mas voltar e ter esta sessão com a minha antiga equipa é algo verdadeiramente especial.”
“Estou entusiasmado por ver toda a gente, tenho a certeza de que vamos passar algum tempo a recordar os velhos tempos, mas também estou ansioso por ser útil no que diz respeito ao programa com o VF-23 – é ótimo que a equipa tenha agora o programa TPC como parte do seu desenvolvimento contínuo.”
“Os meus filhos desenharam o meu capacete para aquele que era suposto ser o meu último Grande Prémio em Abu Dhabi, em 2020 – finalmente vou poder utilizá-lo num carro de Fórmula 1 na sexta-feira.”
O canadiano James Hinchcliffe, ex-piloto da IndyCar Series e atual repórter da F1TV, também entrará em pista com o VF-23 em Mugello.