Lewis Hamilton conquistou a 80ª pole position da carreira em Suzuka e viu Sebastian Vettel, o seu principal adversário na luta pelo título, ser apenas nono depois de uma aposta falhada nos pneus intermédios.
Hamilton estabeleceu um tempo de 1:27.760 com os supermacios da Pirelli e bateu o outro Mercedes de Valtteri Bottas por 0,229s em mais uma dobradinha dos flechas de prata na qualificação.
Enquanto Hamilton e Bottas faziam as voltas que lhes dariam a primeira linha da grelha de partida, Vettel e Kimi Raikkonen regressavam às boxes na sequência de uma entrada em pista com os intermédios numa pista praticamente seca.
Se o finlandês ainda foi capaz de rodar em 1:29.521 e assegurar o quarto posto atrás do Red Bull de Max Verstappen, Vettel cometeu um erro e ficou impedido de fazer mais uma volta devido à chuva que começou a cair em Suzuka, não indo assim além da nona posição.
Romain Grosjean, que à semelhança dos Mercedes arrancará de pneus macios para a corrida, aproveitou o erro da Ferrari para levar o Haas à quinta posição.
Brendon Hartley realizou a sua melhor qualificação da carreira e confirmou o bom desempenho do novo motor da Honda ao garantir a sexta posição na grelha, diante do outro Toro Rosso de Pierre Gasly.
Esteban Ocon e Sergio Perez foram, respetivamente, oitavo e 10º com os monolugares da Force India e serão separados pelo Ferrari de Vettel na grelha.
De fora no Q2 ficaram o Sauber de Charles Leclerc, o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Carlos Sainz e o Red Bull de Daniel Ricciardo, que sofreu um problema no motor Renault e não entrou em pista.
Nico Hulkenberg representou uma das surpresas da qualificação ao ficar eliminado no Q1, juntando-se ao Williams de Sergey Sirotkin, aos McLarens de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne e ao Sauber de Marcus Ericsson, que não evitou um acidente na sua primeira volta.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão