Lewis Hamilton estabeleceu um novo recorde do circuito de Suzuka e está na pole position para o Grande Prémio do Japão.
O britânico bateu o anterior recorde do circuito – que pertencia a Michael Schumacher – por mais de 1,5s e deixou o seu colega de equipa a cerca de três décimos para obter a 71ª pole position da carreira e a primeira em Suzuka.
Valtteri Bottas foi o segundo mais rápido mas não é dessa posição que irá arrancar amanhã, já que tem uma penalização de 5 lugares na grelha de partida.
Em terceiro e a quase meio segundo de Hamilton ficou o Ferrari de Sebastian Vettel, que irá partilhar a primeira linha da grelha com o piloto da Mercedes amanhã.
Na Red Bull, Daniel Ricciardo superou Max Verstappen e assegurou a quarta posição na sessão e o terceiro lugar na grelha para a corrida.
Kimi Raikkonen, também penalizado em cinco posições, não foi além de sexto e deverá partir apenas de décimo amanhã.
Os Force Indias de Esteban Ocon e Sergio Perez voltaram a ficar separados por muito pouco, com o francês a conseguir ficar na frente do mexicano para garantir a sétima posição .
Felipe Massa e Fernando Alonso completaram os dez primeiros, ainda que o espanhol tenha de cumprir uma penalização de 35 lugares.
Eliminados no Q2 ficaram o McLaren de Stoffel Vandoorne, os Renault de Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer, o Haas de Kevin Magnussen e o Toro Rosso de Carlos Sainz.
Romain Grosjean bateu forte no final do Q1 e fez com que ninguém pudesse melhorar os seus tempos numa última tentativa.
Para além dele próprio, também o Toro Rosso de Pierre Gasly, o Williams de Lance Stroll e os Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein ficaram de fora.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão