Lewis Hamilton tirou partido da chuva para conquistar a pole position para o Grande Prémio da Bélgica e qualificar-se na frente de Sebastian Vettel numa sessão em que Esteban Ocon brilhou na estreia da Racing Point Force India.
Numa altura em que os pilotos se preparavam para entrar em pista no Q3 e lutar pela pole em piso seco, a chuva começou a cair no circuito de Spa-Francorchamps e obrigou a que todas as equipas colocassem pneus intermédios nos seus monolugares.
Depois de alguns erros nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu uma volta limpa nos derradeiros momentos da sessão e estabeleceu um tempo de 1:58.179 para bater o Ferrari Vettel por sete décimos de segundo.
Esteban Ocon alcançou o seu melhor resultado de sempre em qualificação ao obter um sensacional terceiro lugar na estreia da Racing Point Force India e Sergio Perez confirmou a boa prestação da equipa ao garantir a quarta posição.
Romain Grosjean foi quinto com o Haas VF-18 e Kimi Raikkonen, que não esteve em pista na parte final da sessão, não foi além da sexta posição.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo foram apenas sétimo e oitavo e arrancarão da quarta linha da grelha de partida.
Kevin Magnussen levou o segundo Haas ao nono posto, enquanto Valtteri Bottas foi décimo depois de saber que partirá da última linha da grelha por utilizar um novo motor no seu W09.
Eliminados no Q2 ficaram os Toro Rosso de Pierre Gasly e Brendon Hartley, os Sauber de Charles Leclerc e Marcus Ericsson e o Renault de Nico Hulkenberg.
De fora no Q1 ficaram, surpreendentemente, o Renault de Carlos Sainz e o McLaren de Fernando Alonso, para além dos Williams de Sergey Sirotkin e Lance Stroll e do outro MCL33 de Stoffel Vandoorne, que não escapou à última posição na qualificação para o Grande Prémio do seu país.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica