Lewis Hamilton obteve a sua 72ª pole position na Fórmula 1 ao bater Sebastian Vettel por mais de dois décimos na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
O piloto da Mercedes foi o mais rápido em todas as fases da sessão e deixou o Ferrari de Sebastian Vettel a 0.239s para conquistar a pole em Austin.
Vettel estava em quarto após a primeira tentativa mas regressou à pista para superar o tempo de Valtteri Bottas e garantir um lugar ao lado de Hamilton na primeira linha da grelha de partida.
Daniel Ricciardo realizou o quarto tempo com o Red Bull e irá juntar-se a Bottas na segunda linha da grelha.
Numa sessão em que fez exatamente o mesmo tempo que Ricciardo – 1:33.577 -, Raikkonen irá arrancar de quinto devido ao facto de o australiano ter efetuado o seu tempo primeiro.
Max Verstappen terminou em sexto mas será relegado para o fim de grelha na sequência de uma penalização de 15 lugares.
Esteban Ocon foi o ‘melhor dos outros’ na qualificação ao colocar o Force India na setima posição, batendo Sergio Perez por quase meio segundo, com o mexicano a ser 10º em Austin.
Entre eles ficaram os dois espanhóis, com Carlos Sainz a ser oitavo e a levar a melhor sobre Fernando Alonso na sua estreia com a Renault.
No Q2 ficaram eliminados Felipe Massa, Daniil Kvyat, Stoffel Vandoorne, Romain Grosjean e Nico Hulkenberg. O piloto da Renault nem sequer saiu para a pista, optando por poupar pneus para a corrida de amanhã, onde terá de cumprir uma penalização que o atirará para as últimas posições.
Pelo Q1 ficaram Marcus Ericsson, Lance Stroll, Brendon Hartley, Pascal Wehrlein e Kevin Magnussen.
Ericsson ficou a apenas sete milésimos de passar ao Q2 e Hartley também esteve muito perto de o fazer na sua primeira sessão de qualificação na Fórmula 1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos