Lewis Hamilton superou a dupla de pilotos da Ferrari e conquistou a pole position numa sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos em que os três primeiros ficaram separados por apenas 70 milésimos de segundo.
Hamilton, que irá arrancar de supermacios para a corrida, estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:32.237 e bateu o Ferrari de Sebastian Vettel por apenas 61 milésimos de segundo.
Com a penalização que recebeu por ignorar bandeiras vermelhas nos treinos livres, Vettel partirá da quinta posição e cederá o seu lugar na primeira linha a Kimi Raikkonen, que foi apenas nove milésimos mais lento do que o seu colega de equipa.
Valtteri Bottas não se intrometeu na luta pela position e foi três décimos mais lento do que Hamilton, mas será promovido ao terceiro posto da grelha com a penalização de Vettel.
Daniel Ricciardo levou o Red Bull ao quinto posto e Esteban Ocon foi o ‘melhor dos outros’ ao colocar o Force India na sexta posição.
Nico Hulkenberg foi sétimo com o Renault e bateu o Haas de Romain Grosjean, enquanto o Sauber de Charles Leclerc e o Force India de Sergio Perez completaram os dez primeiros.
Carlos Sainz falhou o acesso ao Q3 por apenas dois milésimos de segundo e Kevin Magnussen também não garantiu o acesso à fase final da qualificação em Austin.
Os Toro Rosso de Brendon Hartley não estabeleceram um tempo no Q2 devido às penalizações às quais estão sujeitos na grelha de partida e o Red Bull de Max Verstappen nem sequer entrou em pista depois de danificar o RB14 na passagem por cima de um corretor no final do Q1.
Eliminados no Q1 ficaram Fernando Alonso, Sergey Sirotkin, Lance Stroll, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos